Microf(r)icções
Quando em fim, comecei a ler com olhos e mente
voltados para a experiência imaginária de ler os microcontos que tesem as
paginas de “Microf(r)icçôes”, de Janaison Macedo Luiz, percebi o grande ponto
chave da micronarrativa: a concisão, em poucos caracteres, que a criatividade
do escritor para concatenar enredo, trama, histórias, narratividade; o subtexto,
ou intertexto, os ápices de uma situação do cotidiano, um retrato (ou autorretrato).
Sim com quantidade mínima de caracteres pode prender o leitor atento e sensível
em uma gama considerável de tempo, construindo os elementos percebidos por ele
próprio. Não só como crítico, mas também com produtor de textos ficcionais,
tomei gosto pelas micronarrativas:
“Encontro
Fui de
encontro ao muro. E ao encontro da morte.”
O foco narrativo sempre adequando-se ao estilo dos personagens.
Começo e desfecho para cada história. A Flash Fictions, com toda carga do
finais trágicos nos quais costumam prender os leitores, a deixa-los imaginando
quem era o personagem, em que este estava envolvido, e ate mesmo, porque não,
aos olhos dos leitores críticos, possíveis finais a serem discutidos
cognitivamente. A pergunta fundamental é: como é possível um texto tão pequeno
causar tanto impacto? Em outra instância, como é possível um texto entre 40 e
200 caracteres produzir um efeito no leitor tal qual um conto convencional,
muitas vezes custa a eletivar? Aliás, será que este último produz tal efeito?
Mais ainda, será possível narrar uma história e se fazer compreender com tão
poucos elementos? Em outra história:
“Inquietação
Via pessoas, via espíritos.
E se inquietava ao pensar no que não conseguiria ver.”
Caso o
leitor reclame da suposta falta de tempo para debruçar-se sobre ficções com
teor existencialista, eis que a micronarrativa acima pondera os dramas humanas
de uma personagem em constante questionamento sua realidade, ou, para ser mas
construtivo, permitamos que o próprio leitor investigue os microcosmos contidos
em cada personagem que compõem “Microf(r)icçôes”
“Microf(r)icçôes”, de Janaison Macedo, é
leitura recomendada para todos aqueles que buscam conhecer autores “Indie”, independentes.
Autores que acreditam na exploração de novos conceitos da literatura contemporânea
brasileira.
Edson Moura
“Microf(r)icçôes”, de Janaison Macedo Luiz. Seu livro fará parte do Projeto “Pilar
Literário”. Iniciativa que tem o objetivo incentivar eventos
artísticos-literário nos Distrito de Pilar, no Sertão Baiano.
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