segunda-feira, 2 de junho de 2014

“501 Grandes Escritores”

     
Adicionar legenda
 
       
    “501 Grandes Escritores reúne os maiores nomes da literatura mundial, desde Homero aos nossos contemporâneos, passando por todos os movimentos e estilos. Esta coletânea indispensável a qualquer biblioteca oferece uma avaliação crítica do conjunto da obra de cada autor e explica por que eles merecem ser lidos ainda hoje.
     Os escritores aqui presentes foram escolhidos por fatores como reconhecimento de público e crítica, originalidade e influência intelectual. Entre eles não estão apenas os que escreveram poesias ou romances – de forma democrática, nossa seleção abarca os mais diversos gêneros, incluindo ficção científica e infantojuvenil, memórias e autobiografias, contos e novelas, peças e ensaios, entre outros.
    Apresentados em ordem cronológica, os 501 autores formam um painel do desenvolvimento da literatura ao longo de mais de dois milênios de história. Ricamente ilustrados por fotos, desenhos, pinturas e capas, os artigos constituem uma leitura envolvente e informativa.
Para dar maior destaque à literatura brasileira, além dos três autores que já apareciam na edição inglesa, incluímos nesta edição 24 nomes consagrados, entre eles Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e Clarice Lispector.
        Organizado pelo professor Julian Patrick e redigido por uma equipe internacional formada por críticos literários, autores, professores e jornalistas, 501 grandes escritores abarca uma gama eclética de gênios que mudaram o curso da literatura.
      A literatura de qualidade é o mais durável dos bens. As melhores produções sobrevivem a seus criadores e a cada nova geração de leitores. E esse processo infinito gera em nós uma angústia: Por onde começar? O que ler? Que autores são realmente bons?
501 grandes escritores é uma obra de referência essencial sobre o mundo literário. Este guia abrangente e fascinante sobre notáveis romancistas, poetas, dramaturgos, filósofos e ensaístas de todos os tempos aponta o caminho mais proveitoso para desfrutar as obras dos maiores representantes das letras – homens ou mulheres, vivos ou mortos – das mais diversas nacionalidades e estilos.

       Cada um dos artigos constitui uma introdução à produção literária de um escritor, reunindo informações acuradas e essenciais sobre sua vida e obra, uma análise de seu impacto cultural e de suas inovações, citações reveladoras e uma seleção de seus principais livros. Eles permitem ao leitor não só travar o primeiro contato com alguns autores como também saber um pouco mais a respeito de seus favoritos.
 Dante, Cervantes, Goethe, Austen, Dickens, Dostoievski, Machado, Proust, Woolf, Joyce, Borges, Hemingway, Neruda, Drummond, Beckett, Camus, Saramago, Coetzee, Rushdie… Que este livro seja uma forma de vislumbrar as estradas fantásticas que, um dia, você poderá trilhar.”


Julian Patrick


501 Grandes Escritores” Livro que fará parte do Projeto “Pilar Literário”. Iniciativa que tem o objetivo incentivar eventos artísticos-literário nos Distrito de Pilar, no Sertão Baiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário